Evento que incentiva envelhecimento saudável reuniu atividades físicas, serviços gratuitos de saúde e atrações na Gare

Evento que incentiva envelhecimento saudável reuniu atividades físicas, serviços gratuitos de saúde e atrações na Gare

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Atividades físicas, serviços gratuitos de saúde e atrações marcaram o dia na Gare da Viação Férrea. Nesta quinta-feira (26) foi realizada mais uma edição do evento "Movimente-se! Por um envelhecimento saudável e para prevenir o diabetes e outras doenças crônicas".

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O evento ocorre em alusão ao Dia Mundial da Pessoa Idosa e da Diabetes – celebrados em 1º de outubro e 14 de novembro. A ação faz parte da Semana da Longevidade, realizada por meio de uma parceria entre prefeitura, Serviço Social do Comércio (Sesc), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Conselho Municipal do Idoso (Comid).

Atualmente, em Santa Maria, o Sistema Único de Saúde (SUS) atende cerca de 14,7 mil pessoas diagnosticadas com diabetes. Além disso, aproximadamente, 25 mil idosos são acompanhados pelas equipes da Atenção Primária em Saúde do município.

– Promovemos esse evento para valorizar as pessoas idosas do município e para termos ações voltadas para a preservação da saúde dos idosos, para que eles tenham uma vida mais ativa, plena e feliz. É desenvolvido também para que possamos lutar pelos direitos das pessoas idosas – relata Maique Argenta Ribeiro, facilitador do Programa Sesc Maturidade Ativa.

Pela manhã, a "Rústica da Longevidade" abriu a programação do dia. Os participantes percorreram cerca de 1km, com saída da Praça Saldanha Marinho em direção à Gare. Na sequência, foi realizada uma cerimônia de abertura e, em frente ao palco principal, os presentes puderam participar de diversas atividades físicas e, ainda, conferir atrações musicais.

No local, também foram disponibilizados serviços gratuitos de saúde, como: avaliação do índice de massa corporal (IMC); testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C; avaliação multidimensional das pessoas idosas (IVCF-20), práticas integrativas e complementares.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

– O evento é um fortalecimento das políticas públicas de saúde do município. Santa Maria recebeu o primeiro ambulatório da pessoa idosa do Rio Grande do Sul no Hospital Regional, o que mostra que temos uma população idosa bem atuante. O objetivo do evento é fortalecer algumas ações que já são realizadas nas unidades de saúde e também trabalhar a política do idoso em conjunto com as doenças crônicas. A ideia é essa fortalecer para, cada vez mais, termos ações preventivas nos territórios em que a população está no dia a dia – comenta Guilherme Ribas, secretário de Saúde do município.

Profissionais da saúde também estavam na Gare para orientar sobre como envelhecer de forma saudável e prevenir diabetes e outras doenças crônicas. Também haviam estandes da Delegacia de Proteção ao Idoso e do Procon.

O agente comunitário da Estratégia Saúde da Família (ESF) Urlândia, Gabriel Xavier, 54 anos, acompanhou o grupo “Amigos da Saúde” no evento e conta que é a primeira vez que eles participam da iniciativa:

– Estamos achando bem organizado. Tem bastante serviços de saúde e também atividades físicas, isso é muito importante para a população, principalmente, a idosa, que é carente de eventos dessa natureza. Eles estão gostando muito. Nosso grupo existe há mais de cinco anos e cada vez está chegando mais pessoas porque a comunidade se sente valorizada quando tem atividades físicas, orientações sobre autocuidado e alimentação – diz Xavier.

A aposentada Delza Marques, 64 anos, participa do grupo “Ânimo de Viver” e sempre procura realizar atividades desse tipo para manter a saúde:

– Ano passado eu fui no evento na praça. Eu sou do grupo do idoso “Ânimo de Viver”, da Nova Santa Marta. Já frequentei outros grupos, no centro, mas nunca deixei de ir. Eu amo, hoje vim com todo amor e carinho e está sendo muito legal. Já fiz em dois serviços, nos testes rápidos e na entrevista do geriatra. Isso é tudo pela nossa saúde, sei que preciso, por isso venho e participo dos grupos.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Semana da Longevidade

Nos próximos dias, também estão previstas outras ações dentro da Semana da Longevidade.

Na sexta-feira (27), o encontro será na Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, no auditório do Colégio Politécnico. Na oportunidade, serão aprofundadas discussões técnico-científicas sobre envelhecimento.

  • 8h30min – Apresentação artístico-cultural – Grupo Corpo Mais (CEFD/UFSM) e mesa de abertura
  • 9h até 14h50min – Mesas de trabalhos com apresentação e discussões
  • 16h20 – Conferência de encerramento: Avaliação Multidimensional a pessoa idosa – Prof. Dr. Edgar Nunes Moraes (UFMG/MG)

No domingo (29), no Largo do Planetário, a Semana da Longevidade encerra-se no Viva o Campus com uma agenda que inclui palestra, oficinas, exercícios físicos e exposições.

  • ​15h – Centro de Convenções – Palestra sobre Envelhecimento Humano
  • 16h às 18h – Exposições
  • 16h – Aula de Ritmos & Ginástica – Espaço Multiuso
  • 16h30min – Oficina de Tai Chi Chuan – Largo do Planetário
  • 17h30min – Oficina de Dança 60+ – Espaço Multiuso
  • 18h – Coral Giuseppe Verdi – Largo do Planetário
  • Também haverá as atrações fixas do Viva o Campus, como a Polifeira do Agricultor e atividades no Jardim Botânico e Planetário

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Formigueiro promove 2ª Cavalgada do Futuro

Santa Summit será lançado nesta sexta-feira no 4º Espaço Educar e Empreender Próximo

Santa Summit será lançado nesta sexta-feira no 4º Espaço Educar e Empreender

Geral